O presidente do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, participou no último dia 25 de agosto de uma reunião virtual com o MPP – Movimento Pró-Paraná para tratar da Concessão de Rodovias no Paraná – Pedágios.
Participaram do evento o presidente do MPP, Marcos Domakoski, o presidente da ASSOMEC – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba e prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Cláudio Wosniak e o palestrante e assessor da presidência da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Arthur Mohr, além da participação de mais de 50 prefeituras.
Durante o evento foi apresentado as prefeituras participantes a nova modelagem de concessão das rodovias. O projeto de remodelagem da malha rodoviária paranaense, que vai atender aos novos editais de concessão previstos para 2021, já está em fase final. Desde 2019, quando os governos federal e estadual assinaram um contrato para reestruturar o atual modelo de pedágio, o assunto avançou bastante. Entre as principais mudanças, está o fato de que o Paraná pode ganhar novos trechos de rodovias concessionadas: a PR-323 (entre Maringá e Guaíra), a PR-092 (de Jaguariaíva e Jacarezinho) e a PR-280 (de Francisco Beltrão a Palmas).
Algumas rodovias federais também devem fazer parte do novo modelo, como a BR-163 no oeste (Guaíra – Cascavel – Barracão), a BR-153 no norte pioneiro (Santo Antônio da Platina – Alto do Amparo) e a BR-476 no sul do estado (General Carneiro – União da Vitória – Lapa), esta última fazendo parte de uma concessão que corre em outro processo licitatório. Com isso, o total de trechos integrados passaria de 2.500 km para 3.800 km no novo período de concessão. A possível inclusão de 1.300 km está sendo analisada pela Empresa de Planejamento e Logística do Brasil (EPL).
João Arthur Mohr, explicou como está o projeto até o momento: “Temos um anel de integração dividido em seis lotes, administrados por seis concessionárias, totalizando 2.500 km de extensão. Destes, cerca de 1.000 km já são duplicados”, detalha.