Início » Protagonismo do IEP traz resultados para o Paraná

Protagonismo do IEP traz resultados para o Paraná

Com o intuito de participar ativamente do desenvolvimento do Estado, contribuindo com iniciativas propositivas para os diversos segmentos da sociedade, O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná vem trabalhando com várias comissões, no sentido de avaliar e trazer soluções para a infraestrutura do Paraná.

O protagonismo da entidade reflete os ganhos obtidos pelo Paraná nos últimos dias, como a construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena e mais recentemente o recorde de movimentação de cargas da Ferroeste, empresa estatal que opera o modal ferroviário entre Cascavel e Ponta Grossa, que fechou o mês de abril com desempenho histórico, chegando a 160 mil toneladas transportadas.

Este recorde de movimentação foi obtido já no primeiro mês de atuação conjunta entre a Ferroeste e a Rumo, empresa privada que tem a concessão do modal ferroviário no Paraná.  No início deste ano, o  governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou um Contrato de Operações Especiais (COE) com a Rumo. Esse acordo comercial amplia a capacidade de escoamento da safra beneficiando o setor produtivo do Estado.

Segundo o presidente do IEP-Instituto de Engenharia do Paraná, Horácio Guimarães, os estudos realizados pela entidade em relação à Ferroeste, que levaram quase um ano, tiveram a participação da Associação Comercial do Paraná, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, do Sindicato da Indústria de Construção de Estrada Pavimentação Terraplenagem PR, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, da Federação do Comércio do Estado do Paraná, do Movimento Pró-Paraná , do Sistema Ocepar e Federação da Agricultura do Estado do Paraná.

Esses estudos resultaram na elaboração de uma carta ao Governador Carlos Massa Ratinho Junior, propondo inclusive, um acordo com a empresa Rumo, no sentido de melhorar a produtividade da Ferroeste.

“Isso mostra a união e preocupação da sociedade, em melhorar ainda mais o crescimento do Estado, proporcionando melhores condições de vida para todos e mais empregos para os paranaenses”, conclui o presidente.

Tamanho da fonte