Dando sequência a uma série de reuniões para discutir o modal ferroviário do Paraná, o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná e o Movimento Pró-Paraná, realizaram no último dia 27 de agosto, uma reunião de trabalho dos coordenadores e membros do Conselho Temático de infraestrutura com representantes da Rumo Logística.
Estiveram presentes também representantes da FIEP- Federação das Indústrias do Estado do Paraná, do Sistema Ocepar, e da ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Na Abertura da reunião o presidente do IEP, engenheiro Horácio Guimarães, salientou que a sociedade civil organizada, através de instituições respeitadas e conceituadas, como as que estiveram presentes à reunião, são uma prova de maturidade da sociedade em busca do desenvolvimento e de soluções dos problemas que nós precisamos para a infraestrutura do nosso estado.
Já o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, discorreu sobre o gargalo que o setor ferroviário do Paraná tem, e reafirmou que a solução passa pelo diálogo com as partes envolvidas.
O Superintendente do Sistema Ocepar, Nelson Costa, diz que a reunião foi importante porque chegou-se a um conhecimento sobre as reais intenções quanto aos investimentos da Rumo Logística, ele acredita que, mais algumas reuniões o grupo terá ferramentas suficientes para encaminhar ao governador, alguma proposta para melhorar o fluxo desse ramal do Oeste até o Porto de Paranaguá.
Guilherme Penin, Diretor da Rumo Logística, disse que a reunião foi bastante produtiva e bem representativa, onde todos os setores envolvidos sentaram-se à mesa para discutir as soluções e os desafios da logística do Paraná para os próximos anos.
O vice-presidente do IEP, engenheiro José Alberto Pereira Ribeiro, falou que essas reuniões são fundamentais e estão proporcionando uma definição das propostas do Instituto e do Movimento Pró-Paraná.